Envie por e-mail

Carregando...
Dia das Bruxas: conheça melhor a Wicca

Dia das Bruxas: conheça melhor a Wicca

No dia 31 de outubro comemora-se o Halloween! Nos Estados Unidos a data é bastante tradicional e as crianças saem às ruas batendo de porta em porta, fantasiadas, pedindo doces, mas não podemos esquecer que esse é o dia das bruxas. Já que muita gente se assusta quando o assunto é bruxaria, vamos falar um pouquinho sobre a Wicca.

A Wicca tornou-se conhecida através de Gerald Brusseau Gardner, que desenvolveu o princípio da religião por meio de seus conhecimentos em bruxaria e baseado nos sistemas ocultistas. Depois das práticas de Garner, surgiram outras tradições da Wicca, baseadas em diversas crenças e culturas dos povos europeus.

Podemos notar que a Wicca passou por transformações desde seu surgimento. A que conhecemos, nos dias atuais, foi criada na década de 50. Essa é uma religião de origem neopagã, em que as pessoas que praticam fazem os cultos destinados a um casal divino cósmico, o Deus e a Deusa.

Os praticantes de Wicca fazem o culto para reverenciar a ligação das suas vidas com as divindades e a Terra. Algumas tradições cultuam mais a Deusa, outras cultuam os dois, pois dão mais importância ao equilíbrio entre os gêneros divinos: feminino e masculino.

E, mesmo assim, existem muitos praticantes que não seguem a tradição e criam sua própria forma de culto aos deuses. A Wicca pode ser praticada da forma tradicional, em que os praticantes trabalham em covens (grupo de bruxos), ou de forma solitária, quando celebram os rituais sazonais sozinhos.

Esses festivais sazonais, chamados Sabás, são para celebrar a vida e a morte. Os praticantes se reúnem para meditar, agradecer, dançar e prestar culto aos deuses. Nesses festivais também é de costume harmonizar o corpo com o espírito, fazer pedidos para o futuro, agradecimentos e oferendas.

E como toda bruxa que se preze, as praticantes da Wicca também precisam ter uma vassoura. Em seus rituais, a vassoura é utilizada para “limpar” o ambiente. Outros instrumentos também têm seu simbolismo e são obrigatórios para os bruxos como o athame, o caldeirão, o cálice, o bastão e o pentáculo.

Envie por e-mail

Carregando...

Lembrete de Aniversário

Mande uma surpresa para todos os seus amigos que fazem aniversário em breve.

Conectar ao Facebook