Envie por e-mail

Carregando...
É possível ser feliz sozinho?

É possível ser feliz sozinho?

O medo de viver faz parte da vida de muita gente. Será que temos mesmo motivos para temer a solidão ou somos influenciados pelos pensamentos dos outros? A sociedade nos impõe a idéia que morar sozinho ou não ter um parceiro é algo negativo. Mas se você for bem decidido quanto a essa situação, nada o impedirá de se sentir bem.

Muita gente está sozinha porque prefere e consegue viver perfeitamente nessa condição. As pessoas precisam entender ser feliz só depende de nós. Essa história de que precisamos encontrar alguém ou estar sempre junto à família é coisa do passado. Devemos compreender que cada um tem uma forma de se sentir melhor, e quem prefere viver só deve deixar o preconceito de lado e ser feliz.

Existe um mito de que só é possível viver bem se estivermos cercados de gente e que viver só é um reflexo de uma incapacidade para atrair um amor. Não é porque a pessoa escolhe viver sozinha que ela é incapaz de amar e ser amada. Se não tomarmos cuidado, podemos nos deixar levar pelo preconceito e começar a fazer julgamentos. Sempre vamos pensar que o vizinho tem uma casa cheia de gente, enquanto quem vive só tem apenas a televisão como companheira.

Quem encara o fato de viver só de uma maneira bem resolvida, já tem meio caminho andado para encontrar a felicidade. É preciso entender que viver sozinho não é sinônimo de solidão. As pessoas que não são casadas ou moram sozinhas por qualquer outro motivo, podem muito bem encontrar a família e os amigos e ter uma ótima relação. Até porque, também existe o outro lado: existem pessoas que vivem rodeadas de gente, são até casadas e estão sempre sentindo solidão.

Ficar sozinho pode ser muito saudável para quem souber aproveitar. Quem vive sozinho tem uma grande chave para buscar o equilíbrio e o autoconhecimento. Claro que não é preciso se isolar do mundo, até porque devemos viver sempre com moderação. Mas, viver numa casa muito cheia e sempre perto dos amigos pode prejudicar o recolhimento de pessoas que, no fundo sentem essa necessidade de estar só, ao menos de vez em quando.

O recolhimento, às vezes, é essencial para decidirmos os rumos da nossa vida e ativar a criatividade. Outra situação muito comum de acontecer é quando terminamos um relacionamento e queremos ficar sós por um tempo. Muita gente fala mal dessa atitude e diz que é preciso um novo amor. Isso vai depender de cada um, pois não podemos esquecer que momentos de reflexão são importantes para fazermos as escolhas certas.

Viver sozinho não é vergonha! Pelo contrário, é uma oportunidade de crescimento. Se você está passando por isso, aceite bem a sua situação e viva sem medo.

Envie por e-mail

Carregando...

Lembrete de Aniversário

Mande uma surpresa para todos os seus amigos que fazem aniversário em breve.

Conectar ao Facebook